Buscar
  • dterrapraalma

Autorresponsabilização

Cada um tem sua maneira particular de existir e entender o mundo. Não há certo ou errado, as escolhas cabem a cada pessoa.

Muito frequentemente medimos nosso valor pelo olhar dos outros, nos esquecendo que sua maneira de olhar o mundo e viver a vida é muito particular às suas próprias vivências e aprendizados, portanto, incapaz de entender o que acontece no nosso interior.

Só precisamos considerar que o contrário também é verdadeiro. Precisamos nos lembrar que todas as vezes que olhamos alguém e questionamos ou julgamos suas atitudes, pensamentos ou modo de existir, fazemos isso, através de nossas lentes que são muito limitadas, se levarmos em consideração a infinidade de outras experiências possíveis de vida.

Gosto de pensar em autorresponsabilização, pois assim, não há grandes escapes. Cada um se torna exatamente consciente e responsável por suas próprias escolhas, pensamentos, julgamentos, atitudes e pelo resultado de tudo isso em sua vida. Não existem mais desculpas ou culpados. A vida passa a ser o que é, sem grandes mistérios. E cada pessoa, passa a ser a responsável pela construção de seu próprio caminho e história.

Não me entendam mal. Não estou dizendo para caminharmos sozinhos, não é isso. Continuaremos criando vínculos e continuaremos caminhando ao lado de quem se afiniza conosco, mas cada passo será dado somente por nós, mesmo que sejam sustentados por alguém que escolha caminhar lado a lado.

Assim, seguiremos em harmonia e capazes de construir vínculos saudáveis e sustentáveis pela vida afora, reconhecendo e respeitando as diversidades.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo